Guasqueiro: um profissional de artesanias

Quem é?

GUASQUEIRO (conhecido como “soguero” na Argentina e Uruguai) é o artesão que usa como principal matéria prima do seu trabalho o couro cru, o couro que ainda não passou por nenhum processo químico ou simplesmente chamado couro não curtido.

A palavra Guasqueiro vem de guasca e significa pedaço ou tira de couro cru. Fazer trançados exclusivamente com tiras de couro é o trabalho do guasqueiro.

Origens:

As origens  deste ofício remonta o período de colonização espanhola e portuguesa na América do Sul, momento em que o gaúcho histórico começava a se desenhar nos campos do Rio Grande do Sul e dos Países do Prata caçando gado selvagem abandonado pelos Jesuítas espanhóis. Neste cenário histórico é que surge o GUASQUEIRO, responsável na fabricação de artigos de couro  para montaria.

Que tipo de couro é utilizado como matéria prima? Couro bovino costuma ser utilizado nas estruturas maiores e couro de cabrito para detalhes e pequenas peças. É utilizado também couro de cavalo para algumas peças.

Quais os artigos que o GUASQUEIRO faz?

Entre tantos artigos possíveis de se criar com couro estão:

– Laço

– Cabeçada

– Redeas

– Buçal

– Bombas

– Florões e tudo mais que compõe o arreamento do cavalo.

Etapas:

Algumas etapas servem de base para qualquer confecção em couro:

  1. Sovar o couro;
  2. cortar em tiras,
  3. furar o couro;
  4. desquinar;
  5. Acabamento;
  6. Costurar o couro.

Algumas expressões utilizadas pelo GUASQUEIRO:

Limpeza do carnal do couro: significa tirar toda a gordura e resíduo que se acumula no couro.

Lonquear um couro: é o ato de pelar o couro. Tirar todo o pelo do couro.

Atualmente alguns guasqueiros se utilizam de máquinas industriais para dar mais agilidade as etapas do trabalho. As máquinas aceleram o processo inicial, porém seu uso é limitado.

Assista o documentário produzido pelos acadêmicos da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Com o objetivo de resgatar e registrar memórias culturais da região Missioneira do Rio Grande do Sul, os acadêmicos foram em busca de profissões que estão em extinção devido à modernização da mão de obra.

Grande abraço!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 2 =